Cascata das Conchas, Jardins do Palácio Nacional de Queluz, Lisboa
De seu nome Real Quinta de Recreio pois, inicialmente, seria pensado para servir de cenário às festas da Família Real, sobretudo entre 1752 e 1786. É um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa. A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquitecto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente o "Versailles português". Os seus jardins abrangem cerca de 16 hectares e, em tempo, albergaram várias espécies de animais exóticos. Foi dotado de um complexo sistema hidráulico, para fazer jorrar a água nas diversas fontes e lagos (cerca de 15, segundo dizem). É Monumento Nacional desde 1910.
A visita aos Jardins começa na escadaria Robillion, junto à Cascata das Conchas. Foi aqui que, em 1822, foram construídas as jaulas onde eram mantidos em cativeiro animais exóticos como leoas, tigres e macacos.
GPS: 38.750503, -9.257931
Outras fontes nas proximidades: Canal de azulejos, Lago das Medalhas, Fonte de Neptuno, Cascata Monumental, Lago das medalhas, Lago de Nereide, Lago das Conchas, Lago dos Dragões, Lagos dos Macacos, Tanque do Curro, Outras fontes.