Chafariz da Água Podre (Fontana dell'Acqua Marcia) - Parque Sempione, Milão, Itália
Está localizada no Parque Sempione. Mais conhecida como Fontana dell'Acqua Marscia (no dialeto local) devido às características da sua água ligeiramente sulfídica, mas muito pura, com uma temperatura constante de 16° C e, por isso, considerada terapêutica. A presença de enxofre, nestas águas termais, tornou-a uma fonte terapêutica para o trato urinário, a circulação biliar e arterial. O mesmo enxofre causa um cheiro desagradável, daí o nome de água podre.
A fonte data de 1925, mas é provável que já antes fosse aproveitada, uma vez que o subsolo de Milão é muito rico em água, com um elevado teor de enxofre e, por isso, com propriedades curativas, desde o início do século V, quando Milão era a capital do Império Romano do Ocidente (286-402). Na década de 1920, a fim de regular o seu consumo, do ponto de vista higiénico, as autoridades fascistas ergueram numerosas fontes em diferentes partes da cidade, da mesma forma e com as mesmas características. Posteriormente, foram quase todas demolidas, restando, atualmente, apenas três, entre elas a de São Francisco de Assis, na Praça Sant'Angelo. Desde o ano 2000, e de acordo com os novos padrões de saúde, esta água não é aconselhada...
De forma octogonal, a fonte é decorada nas laterais com oito máscaras com características grotescas, semelhantes a um rosto humano deformado, através das quais sai a água, para outras oito pequenas "taças" colocadas na sua base.


Outras fontes em Milão: Fonte do Tribunal Ducal do Castelo Sforzesco, Fonte da Agulha, Linha e Nó, Fonte dedicada a São Francisco de Assis, Fonte na Piazza Fontana, Fonte do Jardim da Porta Veneza, Fonte os Montes, os Lagos e os Rios da Lombardia, Reservatório de Água Potável, Viúvas, Banhos Misteriosos de Chirico, Fonte dos Cláustros das Rãs, Fonte dos Tritões, Fonte de Água Benta, na Igreja de Santa Maria da Fonte, Fonte no Aquário Cívico de Milão, Fonte Apple.

