Chafariz do Parque de La Salette, Oliveira de Azeméis, Aveiro
Por volta de 1870, iniciou-se a construção de uma capelinha no árido e inóspito Monte dos Crastos, como forma de agradecimento pela chuva que, finalmente caiu, após alguns meses de seca. Contudo, em 1909, a população resolveu transformar a pequena capela num templo maior, bem como arborizar e embelezar toda a area envolvente. Atualmente, é uma das maiores romarias na região.
Não muito longe da igreja, e bem perto do lago que ocupa grande parte da zona central, encontra-se um chafariz, infelizmente nem sempre a funcionar (mal geral na cidade). Sobre este chafariz, obtive a informação que remonta ao século XVII, ou seja, anterior à construção da capela e do parque. No entanto, há uma placa que agradece a "oferta" do chafariz ao senhor "António José Monteiro, um dedicado amigo do parque"... Mais informações podem ser obtidas no sítio da Câmara Municipal de OA.
Outras imagens do Parque La Salette:
Outras fontes em Oliveira de Azeméis: "A criança" ou o menino da pilinha, Chafariz no Largo de S. Miguel, Chafariz na rua António Alegria.