Fonte das Silhas, Vilar, Aveiro
Mais uma vez, recorro à ajuda de um leitor de Aveiro, o senhor Francisco Trindade, que me enviou um texto sobre a mesma. Contudo, a descrição de Rangel de Quadros, de 1903, em nada coincide com a fonte que, atualmente, se encontra no lugar descrito e que até ostenta uma data mais recente (196?1). Terá sido deslocada, para aqui, nessa altura, e sofrido alterações significativas? Ou tratar-se-á de outra fonte, que veio substituir a anterior? Rangel de Quadros fala em mais fontes que não chegaram aos nossos dias. Será este o caso? Pelo sim, pelo não, fiquemos com a descrição da antiga Fonte das Silhas:
(...) A fonte (...) tem uma só bica, semelhante às que estão nas fontes de Vilar e Quinta do Gato. O tanque é rectangular e fica um pouco acima do pavimento. É bastante grande e para ele se desce por sete degraus sendo limitado por quatro muros de suporte, com parapeitos e formados de adobos. (...)
A água da “fonte das Silhas “ é muito potável, mas em geral os habitantes do sitio preferem a da fonte de Vilar para as comidas e para beberem. E aqueles a quem é permitido o utilizarem-se da água da fonte da quinta dos srs. Barbosas, preferem-na a qualquer daquelas fontes, (...) porque raras vezes seca, ainda que a estiagem seja intensa. Essa vantagem não oferece a Fonte das Silhas, (...) o seu líquido torna-se então menos grato ao paladar.
Nota: Na grafia atual aparece Cilha...
Outras fontes nesta zona: Fonte da Pedra, Fonte em Areias de Vilar.