Fonte da Rica Fé, Bragança
A curiosidade em fotografar uma das fontes mais bonitas de Bragança já me acompanhava, há alguns anos. A fonte é particular pelo que havia que reunir condições para a visitar. Nos meus tempos de miúda, toda esta zona era muito afastada do centro da cidade, pelo que não nos aventurávamos, para estes lados. Quando eu estava na universidade, Bragança começou a expandir-se e a Rica Fé foi atravessada pela autoestrada, ficando, todavia, com um acesso à entrada da Quinta. A oportunidade surgiu, finalmente, neste mês de agosto. Quando me desloquei à quinta, mal eu sabia que ia passar um par de horas muito agradável, na companhia da proprietária do espaço, atualmente uma unidade de turismo rural. A minha anfitriã foi de uma simpatia extrema: não só fez questão de me fazer uma visita guiada, à quinta, como, ainda, me mostrou os seus quadros, primorosamente pintados no seu tempo livre. Terminei a tarde de alma cheia e, ainda, com alguma bibliografia relativa à minha terra, debaixo do braço...
A fonte data de 1742, segundo inscrição na mesma. É um monumento registado no SIPA muito bem estimado pelos proprietários.
O centro é ornado por quatro flores, representando as quatro estações do ano:
O pombal existente na quinta é um raro exemplar retangular, uma vez que, no geral, são redondos ou em forma de ferradura:
A quinta tem vista para o Parque Natural do Montesinho e para Espanha:
No interior da casa, que agora acolhe turistas, uma antiga pia, em granito, foi aproveitada como fonte ornamental:
Caso procurem um espaço único, no meio da natureza e facilmente acessível, não hesitem em contactar!
Obrigada, Filomena, pela sua simpatia e pelo excelente acolhimento!
GPS: 41.82184, -6.75400
Outras fontes na cidade: Fonte da Flor da Ponte, Fonte da rainha, Tanque no Loreto, Domus Municipalis, Taça do peixinho, Tanque de S. Vicente, Fonte dos Alfaiates, Fonte no Jardim António José de Almeida, Fonte da Rainha, Fonte da Avelaina, Fonte das Fontainhas, Fonte do Jorge, Rotunda do Sabor, Rotunda dos Touros.