Fonte do Vale, Paçó de Rio-Frio, Bragança
Com esta fonte de mergulho termino o levantamento das principais fontes de Paçó. Além das que já aqui publiquei, há mais duas ou três, em terrenos particulares, para as quais terei de pedir autorização aos respetivos donos.
A Fonte do Vale, tal como as restantes da aldeia, está também desativada, apesar de ainda continuar a ter água. Atualmente, apresenta umas portas de gosto duvidoso, para segurança das pessoas. Segundo a minha mãe, junto a esta fonte existiram, em tempos, uns lavadouros que eram usados pelos vizinhos mais próximos, apesar de não haver muitos, para aqueles lados da aldeia. Quando a água faltava, no verão, as pessoas dirigiam-se aos outros lavadouros, da Mina do Vale. O aspeto mais antigo dela, pode ser visto numa das primeiras publicações que aqui fiz.
Por estar praticamente enterrada no solo lembro-me de, em miúda, acharmos piada poder subir para a sua cobertura, para desespero dos adultos!
Outras fontes nesta localidade: Tanque, Fonte Funda, Fonte Nova, Fonte de mergulho particular, Fonte das Cortinhas, Mina do Vale, Charca, Fonte da Casa dos Varandas, Fonte das Nogueiras, Poço da escola.