Fonte nas traseiras do Balneário da rainha D. Amélia, Termas de São Pedro do Sul, Viseu
Têm mais de dois mil anos os testemunhos da utilização das águas termais, nesta localidade. No século XII eram denominadas de Caldas Lafonenses. Em 1152, D. Afonso Henriques concedia o 1º Foral à Vila do Banho, sendo também aqui que ele próprio procurará, em 1169, a cura para uma perna fracturada na Batalha de Badajoz. Nessa altua, o nome da localidade era "Caldas Lafonenses, na vila do Banho. Aqui constrói uma pequena capela, dedicada a S. Martinho.
Mais tarde, a rainha D. Amélia vem fazer alguns tratamentos para estas termas, fazendo com que a localidade adopte o nome de Caldas da Rainha D. Amélia. Com a República, o local passa a ser, definitivamente, Termas de S. Pedro do Sul.
É por isso que os dois mais importantes balneários da localidade têm o nome destes dois monarcas portugueses.
Nas traseiras do Balneário da Rainha D. Amélia, junto a uma coleção de banheiras antigas, encontramos mais uma fonte de água quente.
Outras fontes nesta localidade: Torneira, Fonte de São Martinho, Fonte nas termas, Jato de água, Fonte na Avenida da Ponte, Fonte no Largo da Cerca, Fonte junto à Igreja de Santo António.