Lago da Cascata, Quinta da Regaleira, Sintra, Lisboa
A Quinta da Regaleira é um dos locais mais visitados de Sintra e mesmo de Portugal. Situa-se na encosta da serra, a escassa distância do Centro Histórico da vila, estando classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 2002. É parte integral da paisagem cultural de Sintra, classificada como Património Mundial da UNESCO, desde 1995. Foi construído entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia, na quinta que tinha pertencido à Viscondessa da Regaleira. Tudo o que aqui existe foi meticulosamente pensado, numa tentativa de ressuscitar o passado glorioso de Portugal, dando-lhe, ainda um simbolismo de temas esotéricos relacionados com a alquimia, a Maçonaria, os Templários e a Rosa-cruz.
Como não podia deixar de ser, as fontes e a água, em geral, têm um grande destaque em toda a Quinta. Os jardins são suportados por um complexo sistema de rega que inclui 10 minas, 1 aqueduto e 12 depósitos de água, além de diversas fontes. A água é vista como um elemento purificador.
Ao Lago da Cascata acede-se de duas maneiras sendo a mais esotérica a que nos traz através das grutas artificiais, depois de termos descido o poço iniciático, sendo necessário passarmos por um caminho feito de pedras, sobre a água.
Outras fontes nas proximidades: Chafariz dos Pisões, Fonte da Abundância, Fonte de Íbis, Fonte da Quimera, Fonte dos Guardiães, Gruta de Leia.