Poço nos cláustros da Sé de Évora, Évora
O clautro da Sé de Évora data de 1325, após ordem do Bispo D. Pedro. É um belo exemplar gótico, enriquecido com rosáceas de decorações diversas. Não há informação sobre o poço que se encontra no centro do mesmo. Contudo, tendo em conta a importância que a água tem nas nossas vidas, é bem provável que a sua origem seja também medieval.
Relativamente à Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora, a maior catedral medieval do país, sabe-se que a sua construção se iniciou em 1186 mas só ficou pronta em 1250. É um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico. No seu interior, existem muitos elementos arquitetónicos e artísticos de relevância, acrescentados ao longo dos tempos, seguindo os vários estilos vigentes (românico, gótico, manuelino, barroco...).
Fonte: Wikipedia
Facto curioso: Diz-se que aqui foram benzidas as bandeiras da frota de Vasco da Gama em 1497.
Outras fontes na cidade de Évora: Caixa de Água Renascentista, Chafariz do Rossio de São Brás, Chafariz das Portas de Moura, Fonte no Largo dos Mercadores, Chafariz das Bravas, Fonte da Universidade de Évora, Fonte da Casa do Lavabo (Universidade), O beijo, Fonte de Ferro do Largo dos Colegiais, Chafariz da Praça do Giraldo...