Tanque (Chafariz) de S. Vicente, Igreja de São Vicente, Bragança
Esta é, na certa, a fonte que mais vezes vi na minha vida, em virtude de ter vivido, junto a ela, durante os meus primeiros 18 anos de vida. Não só tinha de passar à sua frente, quando ia e voltava para casa, como também íamos aí beber água, ou refrescarmo-nos, nos dias mais quentes do verão, durante as nossas brincadeiras, no Largo do Principal ou quando nos sentávamos nos bancos da Igreja de São Vicente. Nessa altura, muito mais bonito do que agora... Mesmo o próprio tanque, tinha uma figueira na parte de trás, que, além de figos muito cobiçados pelos miúdos das redondezas, fazia um contraste colorido bem bonito, com o granito da fonte e o branco da igreja.
No alto do tanque podemos ver as armas reais e a seguinte inscrição latina, que aponta o ano de 1746, como ano da sua construção:
PURPUREOS FONTES ODI
UM RESERAUIT A DOMINUM
NUNCIAA CRYSTALLOS HIC
TIBI VERTITAMOR
EXPENSIS PUBLICIS
ANNO DOMINI
M.D.CC.X.L.V.I
Outras fontes em Bragança: Domus Municipalis, Tanque do Loreto, Taça do peixe, Jardim António José de Almeida, Fonte da Rainha, Fonte dos Alfaiates, Fonte da Avelaina, Fonte das Fontainhas, Fonte do Jorge, Rotunda do Sabor, Rotunda dos Touros.