Tanque (Chafariz) em Argozelo, Vimioso
Na Estrada Nacional 218, que liga Bragança a Miranda do Douro, em pleno centro da vila de Argozelo, situa-se este chafariz que contém uma inscrição curiosa. Atualmente, a maior parte das fontes apresenta a informação se a água é ou não potável. Aqui, o importante é informar acerca da proibição de introduzir objetos no tanque...
Argozelo, tal como a sua vizinha Carção, está ligada ao Judaísmo. Nas aldeias mais próximas, ainda se fazem comentários sobre o ar de judeus dos seus habitantes e como, no geral, são bons negociantes. Noutros tempos, o curtimento de peles era uma das atividades preferidas, daí serem apelidados de "peliqueiros". Prova destes anos de Judaísmo é uma cruz, com mais de 350 anos, no Largo do Sagrado, bem como os locais onde existiram tanques onde eram tratadas as peles que negociavam, um pouco por todo o nordeste transmontano.
Nota: este tanque está incompleto. Na parte superior do mesmo, ainda são visíveis as marcas onde se devia encontrar o brasão da vila. É provável que tenha sido retirado para restauro, uma vez que todo ele se encontra muito bem pintado.
Em 2020 já está assim: